Obesidade – noções básicas

Uma das áreas de maior atuação da nutrologia e da ortomolecular se refere ao estudo e controle da obesidade, sendo de fundamental importância visto que o aumento em sua prevalência vem se tornando uma epidemia mundial e que se nada for feito teremos daqui alguns anos uma pandemia.

Tratamento da obesidade conforme a ótica da prática ortomolecular

A medicina ortomolecular preza antes de qualquer coisa o equilíbrio do organismo e isto é usado quando vamos tratar de obesidade. Não se iluda, não existe milagre e você não vai se ver livre da reeducação alimentar e da prática de atividade física, este conceito é unanime dentro de qualquer área da medicina e não podia ser diferente na orto.

Tecido adiposo, o vilão da história?

Todos os dias saem na mídia uma matéria sobre obesidade; sabemos que o excesso de peso faz mal, que é responsável por vários problemas na saúde como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia (aumento do colesterol e de triglicérides). Sabemos também que estas doenças aumentam o risco de doenças cardíacas e aterosclerose (entupimento dos vasos sanguíneos).

A evolução da obesidade

Vou falar um pouco sobre a evolução mundial da obesidade, e para começar nada melhor do que um pouco de estatística. A obesidade é uma epidemia mundial e que vem crescendo assustadoramente nos últimos anos, provavelmente devido às mudanças nos hábitos alimentares e no aumento do sedentarismo.