Dúvida de qual dieta seguir? Vem comigo!

Verão chegando e você louca para colocar aquele biquíni, não é mesmo? E aí vem aquela dúvida: que dieta seguir?

Neste momento você entra no google, digita dieta para emagrecer e pimba! Aparecem um milhão de páginas, cada uma com um segredinho especial para que você possa perder rapidamente seus quilinhos extras...Verão chegando e você louca para colocar aquele biquíni, não é mesmo? E aí vem aquela dúvida: que dieta seguir?

Neste momento você entra no google, digita dieta para emagrecer e pimba! Aparecem um milhão de páginas, cada uma com um segredinho especial para que você possa perder rapidamente seus quilinhos extras...

Nomes como dieta da sopa, da USP, do ovo, com carboidrato, sem carboidrato, da Lua, do sol e por aí vai. Você já deve ter ouvido falar deles não é mesmo?

Estas dietas funcionam? Depende...

Se o seu objetivo for secar uns dois três quilos e for utiliza-las por um período de tempo curto, tipo no máximo quinze dias, elas até podem ser uma carta na manga, mas como ela não educa e você volta para os seus hábitos alimentares antigos, rapidamente você vai voltar a engordar, além do que, estas dietas, ditas milagrosas, são totalmente desbalanceadas e podem causar um grau de desnutrição gravíssimo.

Não podemos esquecer, e eu falo isso constantemente nos meus artigos, que o nosso organismo precisa muito dos nutrientes para funcionar bem. Só para lembrar, por mais que eu pareça repetitiva, as vitaminas e minerais são importantíssimas para que as reações químicas existentes no nosso organismo ocorram de maneira adequada, pois funcionam como cofatores destas reações. Uma dieta desbalanceada por um período longo de tempo acaba desta forma alterando toda a química do nosso organismo.

Uma coisa que devemos ter sempre em mente, é que não existe mágica para a perda de peso. Nós, brasileiros, ficamos muito mal-acostumados, porque por décadas, íamos aos médicos e conseguíamos fórmulas que nos emagreciam rapidamente e como não nos ensinavam hábitos saudáveis de vida, voltávamos novamente à estaca zero e acabávamos dobrando o ganho de peso, o terrível efeito ioiô.

Pois é nossa mente e nossos costumes antigos nos levam sempre a procura pelo mágico, pelo mais fácil. Estas atitudes são inerentes do ser humano, mas quando o assunto é saúde e qualidade de vida, ah... aí tudo muda de figura.

Não conseguimos qualidade de vida mantendo hábitos nada saudáveis para nossa vida, a ciência comprova isso todos os dias. Por este motivo, muitos, estão adquirindo e seguindo um estilo de vida mais saudável, movimento este que começou a se propagar com a ortomolecular, a nutrologia e o envelhecimento saudável e que a bem pouco tempo virou uma nova área da medicina, criada por Harvard e que se intitula Life Style Medicine.

Então no quesito, dieta e perda de peso, muito vem sendo mudado, muito se retrocedeu e com resultados satisfatórios, para o resto da vida, sem sofrimento, com perda gradativa de peso e muito ganho de saúde e qualidade de vida.

Neste momento, eu devo ter acabado com todas as suas expectativas de perda mágica de peso, não é mesmo? Calma, no próximo artigo vou esclarecer tudo isso rapidamente, me aguarde e até lá!

Dra Liliane Lemesin

CRM: 80189