Mantendo o Peso Ideal!

A perda de peso além de fazer bem para a estética reduz significativamente o risco de contrair doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, coronariopatias e até diversos tipos de câncer, portanto é extremamente necessário. Manter esta perda então nem se fala.

Se para muitos perder peso é um sacrifício, manter o peso conquistado é um sacrifício maior ainda, isto porque muitas vezes estamos desinformados sobre como isto deve se proceder.

Em primeiro lugar devemos entender algumas coisas:

  • Existe já descoberto uma gama enorme de gens que controlam o processo da obesidade e uma vez startado estes gens eles sempre serão ativos para fazer com que ganhemos peso, portanto temos que ter em mente que uma vez obeso, sempre obeso, certo?
  • Quando entramos num processo de emagrecimento devemos renomear o termo dieta para reeducação alimentar. Quando falamos que estamos de dieta, pressupomos que esta dura um período e que depois estamos livres dela. Isto não ocorre com indivíduos obesos, por isso um processo de reeducação alimentar é o mais certo, você aprende a comer e muda hábitos para a vida toda e não por um pequeno período. Se você voltar a velhos hábitos alimentares, você recupera logo, logo tudo o que perdeu e ainda leva juros e correção, o tão chamado efeito ioiô.
  • Atividade física é fundamental e deve vir munida de exercícios aeróbicos e de força. Se você ficar só na corrida e na caminhada, você até vai emagrecer, mas vai acabar perdendo músculo, tecido que é responsável pelo seu metabolismo, isto acarreta diminuição da sua produção de energia fazendo com que você precise cada vez mais de porções menores para manter o peso, ninguém consegue ficar na restrição a vida toda, principalmente o indivíduo obeso que tem sempre um fundo emocional envolvido e que muitas vezes deflagra certo grau de compulsão.

Por tudo isso será que fica impossível manter o peso conquistado? É lógico que não, para isso:

  • Pese-se com frequência e se você tiver aumentado um pouco o seu peso e fatalmente isso vai ocorrer, redobre os esforços ao invés de simplesmente meter o pé na jaca. É bem mais fácil perder 2 a 5 quilos do que 20 ou 30 você não acha?
  • Leve a sério o seu processo de reeducação alimentar, aprenda a fazer escolhas certas e saudáveis e se algumas vezes você não resistir aquela sobremesa deliciosa ou aquele prato de dar água na boca apenas se controle nas outras refeições e desta forma vá vivendo, um dia após o outro.
  • Escolha uma atividade física que te dê prazer e torne uma rotina, equilibre sempre com atividades aeróbicas e de ganho de massa, assim você estará com tudo em dia.
  • Controle o stress e as emoções.

Peça ajuda à profissionais de todas as áreas.
E aí é só seguir em frente!
Boa Sorte!

Dra Liliane Lemesin
CRM: 80189