Insônia, mal do século?

Stress, ansiedade, alimentação errada, obesidade, depressão, dores em geral, preocupação, problemas financeiros, familiares, internet até tarde e por aí vai, quem nunca teve um desses problemas? Pois é todos eles e muito mais podem estar associados a uma ou várias noites de sono mal dormidas e que quando se torna crônico pode gerar insônia.

Insônia é caracterizada pela dificuldade em iniciar o sono ou despertar várias vezes a noite ou acordar cedo e não conseguir voltar a dormir e, ainda, mesmo dormindo uma boa quantidade de sono acordar mal pela manhã, como se não tivesse dormido o suficiente ou como se o sono não tivesse sido reparador. E aí, você se identificou com algum sintoma? Então saiba que você sofre de insônia e vem engrossar uma estatística que vem crescendo dia após dia.

Várias patologias podem ser responsáveis pelas noites mal dormidas como apneia do sono, fibromialgia, distúrbios hormonais como hipo ou hipertireoidismo, algumas doenças psiquiátricas como depressão e ansiedade, problemas neurológicos como doença de Parkinson, Alzheimer ou derrames cerebrais. Não importa a causa, o fato é que várias noites de sono mal dormidas podem causar grandes estragos no organismo, pois várias funções fundamentais acontecem à noite quando dormimos.

É a noite que produzimos vários tipos de hormônios, que reparam nossos tecidos, que fixamos o aprendizado, que preparamos nosso sistema imunológico. Dormir bem é fundamental! Se você sofre de insônia é importante que descubra a causa por detrás.

Muitas vezes, uma boa higiene do sono já basta, outras vezes, vale pensar em uma terapia para que possamos controlar melhor o stress e a ansiedade que se escondem por detrás do quadro de insônia, mas em muitos casos o tratamento farmacológico e dos distúrbios envolvidos se faz necessário, portanto não perca tempo, se você sofre de insônia, procure ajuda de um profissional, melhor do que ninguém ele estará apto a lidar da melhor maneira com o seu problema.

Do resto, tenha uma boa noite de sono, com sonhos lindos e reconfortantes e um despertar tranquilo e descansado!

Dra Liliane Lemesin
CRM: 80189