Melhorando a qualidade do seu sono!!!

Só quem sofre com insônia sabe o quão ruim é ficar sem dormir e os resultados disto tudo aparecem no dia seguinte com alterações na aparência, déficits de memória, queda na produtividade, aumento de apetite sem tirar o humor que fica insuportável! Mas você não precisa sofrer com este mal, muitas vezes mudanças simples no seu dia a dia já melhoram em muito a qualidade do seu sono e isto é fácil de fazer basta querer.

Algumas vezes ajuda médica é necessária e se este for o seu caso, não vacile e procure ajuda o mais rápido possível. A seguir darei algumas dicas que se incorporadas a sua rotina podem melhorar em muito a qualidade do seu sono!

1) Tenha um horário regular para dormir e despertar!

2) Vá para cama apenas na hora de dormir ou fazer sexo. Evite usar sua cama para outras atividades como ler, mexer no computador, assistir TV, comer...

3) Evite comidas pesadas ou muito condimentadas próximo à hora de dormir. Tente fazer suas refeições até 2 horas antes de dormir, seu sono e sua silhueta agradecem!

4) Procure relaxar, tomando um banho quente, ouvindo música tranquila ou realizando um exercício de relaxamento e na hora de dormir deixe seus problemas fora do quarto!

5) Adeque seu quarto para uma boa noite de sono, para isso certifique-se de que não existe excesso de luminosidade, barulho excessivo, portas e janelas batendo.

6) Esvazie sua bexiga!

7) Se não tiver adormecido dentro de aproximadamente 15 minutos, ou se acordar e não voltar a adormecer dentro deste mesmo período, saia da cama e faça outra atividade até que o sono retorne!

8) Evite café, refrigerante, chocolate, álcool ou cigarro antes de dormir, estas substâncias podem te deixar ligado e interferir no seu sono, ao invés disto tome uma xícara de leite quente (sem chocolate) ou um chazinho de camomila, erva cidreira, melissa mas evite chá mate, chá verde que também tem cafeína e podem atrapalhar o seu sono.

9) Deixe atividades estimulantes como exercícios físicos, internet para longe do período de dormir.

10) Faça um diário do sono anotando hora que dormiu, hora que acordou, o que comeu antes de ir para cama, o seu grau de stress, os seus níveis de atividade ,etc. Isto vai ajudar a eliminar o que perturba o seu sono e a incorporar coisas boas a ele.

11) Sendo assim: Uma boa noite de sono para você!

Se após tudo isso sua insônia persistir, procure um especialista,ele vai ajudar a corrigir os erros e trazer de volta o seu descanso merecido.

Dra Liliane Lemesin
CRM: 80189