Faça da aveia sua aliada

Benefícios nutricionais da aveia. Além de ajudar na saúde intestinal a aveia é excelente no combate ao diabetes, colesterol e ajuda na imunidade.

E com vocês: Avena Sativas, mais conhecida como aveia!

A aveia é um cereal para ser consumido no dia a dia porque possui propriedades muito interessantes, sendo classificado no grupo de alimentos funcionais.

Em sua composição ela apresenta: vitaminas do complexo B e E, minerais como zinco, cobre, ferro, manganês, molibdênio, cromo e magnésio. Além destes nutrientes ela é rica em proteínas (20% de sua composição é proteína, o que a torna campeã dos cereais neste quesito), carboidratos e fibras.

Mas a maior estrela deste alimento é a betaglucana que é como se chama a fibra presente neste alimento.

A betaglucana se encaixa a meu ver no grupo de super nutrientes e os trabalhos científicos mostram que ela aumenta a saciedade, melhora o trânsito intestinal e é fonte de alimento para as nossas bactérias intestinais. Só aqui já seria o suficiente para incluirmos a aveia no nosso dia a dia, mas os efeitos da betaglucana não param por aí!

Esta super fibra diminui a absorção de carboidratos e gorduras, controla a resistência insulínica, diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).

Tudo isto dá a aveia o título de amiga do coração. Mas os benefícios vão ainda além, trabalhos recentes mostram que as betaglucanas aumentam a imunidade!

Nossa, é muita coisa né?!

A aveia também é queridinha na linha dos cosmeceuticos atuando na hiDratação da pele, na cicatrização e na inflamação.

Você pode ingerir com frutas, sucos, leite, sendo uma excelente fonte de energia para começar o dia.

E para completar os benefícios encontrados na aveia... ela NÃO CONTÉM GLÚTEN!

O que acontece é que as vezes a indústria mistura farinha de trigo a farinha de aveia por isso fique atento na embalagem e na lista de nutrientes!


Dra Liliane Lemesin

CRM-SP: 80189