Cacau... que delícia!

Sim, o cacau, que dá origem ao nosso amado chocolate é um alimento funcional e que se consumido adequadamente muitos benefícios serão proporcionados.

Sim, o cacau, que dá origem ao nosso amado chocolate é um alimento funcional e que se consumido adequadamente muitos benefícios serão proporcionados.

Por muito tempo o consumo de chocolate foi demonizado, mas hoje, o cacau ganhou status de alimento funcional e ele pode sim fazer parte de uma dieta saudável e mesmo no processo de emagrecimento.
 
Surpreso?
 
Isso acontece porque o cacau é um alimento rico em nutrientes com alta concentração de fibras, proteínas, gorduras, carboidratos bons, vitaminas e minerais.

O que faz dele um super-alimento e lhe confere propriedades funcionais é o alto grau de substâncias conhecidas como polifenóis e procianidinas que conferem ao cacau a propriedade de ser antioxidante, anti-inflamatório, anticancerígeno, além de grande atividade cardioprotetora (diminuindo a formação de trombos, aumentando o HDL, liberando oxido nítrico e combatendo a formação das placas de colesterol).

Os benefícios não param por aí: o cacau possui uma substância, a fenetilamina, que melhora o humor (por liberar endorfinas e estimular a liberação de dopamina e serotonina) diminuindo a ansiedade, a depressão e a compulsão.

Possui cafeína (que melhora a atividade cognitiva e a atenção, além de aumentar o pique e o gasto energético) e teobromina que melhora a dilatação dos brônquios ajudando nos quadros respiratórios como asma.

A melhor maneira de consumo é em pó, na forma de cacau puro ou em chocolate de no mínimo 60%.



Atenção: chocolate tem alto valor calórico, principalmente o branco e o ao leite, portanto seu alto consumo pode engordar, causar diabetes e todos os malefícios envolvidos.

Outro grande problema é que a fenetilamina pode causar dependência e o vício, também conhecido como: chocolatra.
 
Evite estes malefícios usando pequenas porções ao dia:

1 colher de sopa do cacau em pó ou 1 fileirinha de chocolate 70% são excelentes quantias.

Respeitado isso, bom proveito!
 
Ah!... duas curiosidades: Cacau em inglês é COCOA e o dia que comemoramos o CACAU no Brasil é 26 de março.

 


Dra Liliane Lemesin
CRM-SP: 80189