A canela é um alimento que pode ser usado para combater diabetes, obesidade, dislipidemia, apresentando vários benefícios para sua saúde.
A canela, é uma das especiarias mais antigas que conhecemos. Com seu sabor característico usamos muito na fabricação de doces e chás.
O que as pessoas não sabem é que a canela possui propriedades interessantes principalmente para as que estão acima do peso, as que tem diabetes tipo 2 e as que apresentam colesterol alto. Tudo isso porque a canela possui uma substância, o cinemaldeido, que atua melhorando a sinalização da insulina nas células, o que facilita muito a entrada da glicose dentro da célula e desta forma melhorando muito a sua utilização.
Isto contribui para que haja uma diminuição da insulina e da glicemia, melhorando assim o quadro de diabetes. Aqui, é importante ressaltar que não se deve largar as medicações prescritas pelo médico, a canela deve ser usada como complemento ao tratamento.
Por melhorar a sensibilização à insulina e o metabolismo de carboidratos ela acaba diminuindo os níveis de colesterol e triglicérides.
Outro up que esta especiaria dá é um aumento da termogênese (ativação do metabolismo), um grande aliado para quem quer perder peso. Além disso, por melhorar a sensibilização a insulina, ela ajuda no aumento de massa magra.
Vale a pena ressaltar, que não adianta usar a canela e não ter uma dieta adequada e praticar atividade física, porque sem estes quesitos o tiro vai sair pela culatra e ao invés de perder peso você vai acabar engordando.
Ah, de quebra a canela é um excelente adoçante, podendo ser associada ao café no pré-treino aumentando a capacidade termogênica desta bebida.
Espero que tenham gostado.

Dra Liliane Lemesin
CRM-SP: 80189