Esclarecendo dúvidas sobre dieta

Na busca da qualidade de vida muitas coisas são ditas sobre o que é melhor para sua dieta. A nutrologia ajuda a esclarecer estas dúvidas.

Que tal esclarecer alguns pontos sobre o tema dieta?

Qual é a melhor dieta a ser seguida?

Bom, se a sua dúvida se refere ao processo de emagrecimento eu te digo que a melhor dieta é aquela que você consegue fazer.

Já se a sua dúvida é para qualidade de vida, saúde: uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e pobre em carboidratos simples e gorduras ruins como a trans e a saturada é o melhor a ser seguido.

Dois grandes exemplos deste tipo de dieta são a dieta do mediterrâneo e a paleolítica.

Dieta low carb ou low fat?

Somos programados geneticamente para termos uma dieta hiperproteíca composta de proteínas magras, carboidratos complexos e frutas (os refinados não faziam parte da nossa alimentação) e gorduras boas encontradas nas sementes, castanhas e carnes magras (bacon, creme de leite e gorduras trans também não faziam parte da nossa dieta).

Logo, a resposta para esta questão é: Equilíbrio sempre! Quando você adota um cardápio restritivo a alimentação pode se tornar monótona, principalmente se você não é adepto de cozinhar seu próprio alimento.

Dieta vegetariana?

Meu ponto de vista: somos animais onívoros, nos desenvolvemos comendo carnes e vegetais...

Se você quiser virar vegetariano procure ajuda de um profissional para te ajudar com o cardápio e para suprir algumas deficiências que possam aparecer.

Comer de três em três horas?

Devemos comer apenas quando temos fome! Na nossa evolução comíamos de duas a três refeições ao dia...

Comer de três em três horas pode ser um perigo para indivíduos compulsivos cujo gatilho seja começar a comer...

Jejum intermitente?

Trabalhos recentes mostram uma gama de benefícios numa dieta de baixas calorias e o jejum intermitente é um jeito de se chegar a isto. Porém, mal direcionado, estes benefícios podem ser perdidos e você pode ter efeito contrário ao que está procurando, por isso precisa ser bem direcionado.

Glúten faz mal?

Apenas se você for celíaco.

O que faz mal é o excesso de carboidrato refinado ...

Leites e derivados?

Se você é alérgico a proteína do leite ou tem algum grau de intolerância a lactose deve evitar... Hoje sabemos que a maioria das intolerâncias são mais deficiência de lactobacilus do que qualquer outra coisa. Repondo a flora, possivelmente o problema estará solucionado...

Na dúvida sempre procure ajuda especializada.


Dra Liliane Lemesin

CRM-SP: 80189