Lifestyle e Meio Ambiente

Como o cuidado com o meio ambiente está ligado com a nossa qualidade de vida e nossa saúde através da lifestyle.

Quem pensa que a Medicina do estilo de vida (Lifestyle Medicine) trata apenas da saúde em como melhorar a alimentação, praticar atividade física, controlar stress, melhorar qualidade do sono, etc, está redondamente enganado.

Buscamos qualidade de vida e para isso também englobamos meio ambiente, finanças, relacionamentos, enfim tudo! Isto é que faz a diferença.

Hoje vou falar um pouco sobre meio ambiente. Todos sabemos que alterações no meio ambiente atrapalham por demais nossa vida, nossa saúde e nossa qualidade de vida, por isso melhorarmos o ambiente onde vivemos é fundamental.

Cresce no mundo todo o apelo e as ações para isso porque a natureza grita, pede socorro e nós seres humanos temos o intuito de destruir, mas também temos o costume de deixarmos para o outro (governo, vizinho, família) a nossa responsabilidade.

Está na hora de começarmos fazer a nossa parte e pequenos gestos fazem tanta diferença...

Que tal começarmos:
• Não jogue lixo na rua, nos córregos e nos rios.
• Recicle seu lixo!
• Não polua as águas, não jogue resíduos tóxicos e cobre dos políticos e das indústrias que façam o mesmo.
• Não desperdice papeis, evite derrubada de árvores, proteja as florestas e se possível plante uma árvore.
• Não desperdice água e nem energia elétrica.
• Prefira produtos sem agrotóxicos assim, cada vez mais forçamos os agricultores a diminuírem o seu uso, pois estas substâncias acabam com a saúde do produtor, do consumidor, do solo e de tudo ao seu redor.

São pequenas atitudes, comece por uma, difunda a ideia com seus amigos, familiares, empregadores, empregados e colegas de trabalho.

É um trabalho de formiguinha, mas se cada um fizer um pouquinho que seja o resultado será grande. A natureza agradece e sua saúde e bem estar mais ainda!

Se você gostou da ideia, divulgue, compartilhe.


Dra Liliane Lemesin

CRM-SP: 80189