Sua mente, seu peso!

Conflito emocional pode dificultar muito a perda de peso, trazendo desânimo e recorrência nos abusos. A Lifestyle Medicine pode ajudar.

O que você pensa sobre você mesmo, pode estar atrapalhando muito a sua perda de peso sem que você sequer tenha noção disso...

Conceitos como:

- Não sou bom o bastante!
- O que há de errado comigo?

Geram frustração, raiva, medo, insegurança. Estes sentimentos aumentam o nosso nível de ansiedade e depressão porque causam um desbalanço dos nossos neurotransmissores, levando à um quadro de compulsão alimentar ou até mesmo outras adições como uso de álcool e droga.

E por que isso ocorre?

Alimentos gordurosos e açucarados, altamente presentes em comidas processadas e junk foods, assim como o álcool e a droga, liberam dopamina e serotonina, dois neurotransmissores que causam bem estar e conforto, melhorando o quadro emocional.

O problema é que esta sensação é momentânea e passa rapidamente, nos colocando novamente em contato com a dor e com um agravante... nos fazendo sentir mais culpados e frustrados.

A culpa maior e a frustração fazem com que repitamos o ato de atacar a comida, o álcool e a droga, levando assim a um ciclo vicioso.

O tratamento medicamentoso ajuda, e, é fundamental no equilíbrio destes neurotransmissores e não pode ficar de fora, mas serve apenas como uma muleta.

Se você não entrar em contato com seus conflitos, enfrentá-los e resolvê-los, ao ser retirado os medicamentos eles voltarão com tudo, mais cedo ou mais tarde.

Nestes casos, recuperar o amor próprio, a auto estima é essencial para uma vida plena.

Pense nisso!


Dra Liliane Lemesin

CRM-SP: 80189