Conflito emocional pode dificultar muito a perda de peso, trazendo desânimo e recorrência nos abusos. A Lifestyle Medicine pode ajudar.
O que você pensa sobre você mesmo, pode estar atrapalhando muito a sua perda de peso sem que você sequer tenha noção disso...
Conceitos como:
- Não sou bom o bastante!
- O que há de errado comigo?
Geram frustração, raiva, medo, insegurança. Estes sentimentos aumentam o nosso nível de ansiedade e depressão porque causam um desbalanço dos nossos neurotransmissores, levando à um quadro de compulsão alimentar ou até mesmo outras adições como uso de álcool e droga.
E por que isso ocorre?
Alimentos gordurosos e açucarados, altamente presentes em comidas processadas e junk foods, assim como o álcool e a droga, liberam dopamina e serotonina, dois neurotransmissores que causam bem estar e conforto, melhorando o quadro emocional.
O problema é que esta sensação é momentânea e passa rapidamente, nos colocando novamente em contato com a dor e com um agravante... nos fazendo sentir mais culpados e frustrados.
A culpa maior e a frustração fazem com que repitamos o ato de atacar a comida, o álcool e a droga, levando assim a um ciclo vicioso.
O tratamento medicamentoso ajuda, e, é fundamental no equilíbrio destes neurotransmissores e não pode ficar de fora, mas serve apenas como uma muleta.
Se você não entrar em contato com seus conflitos, enfrentá-los e resolvê-los, ao ser retirado os medicamentos eles voltarão com tudo, mais cedo ou mais tarde.
Nestes casos, recuperar o amor próprio, a auto estima é essencial para uma vida plena.
Pense nisso!

Dra Liliane Lemesin
CRM-SP: 80189