Vai uma pimenta aí?

Benefícios nutricionais da pimenta. A pimenta é um excelente aliado na perda de peso e no controle de inflamação além de combater o stress oxidativo

Vai uma pimenta aí? Se você não é fã deste tempero, após ler este artigo você poderá mudar de ideia.

A pimenta, é rica em vitaminas C, E, carotenoides, complexo B, magnésio, ferro e potássio, além destes componentes ela é rica em polifenóis e um composto vanélico denominado capsaicina, que dá a ardência característica da pimenta.

Por sua vez, a capsaicina atua no organismo como anti-inflamatório e analgésico (existem cremes com esta substância que são usados em artrite, artrose, traumas, fraturas e até mesmo na odontologia).

Possui ação antioxidante, diminuindo a oxidação do LDL (colesterol ruim), atua no fígado junto a um receptor, PPAR gama, e neste sentido diminui o metabolismo do colesterol, o depósito de gordura nos adipócitos além de regular a resistência insulínica e a gordura abdominal.

Quer mais? ela possui ação digestiva, inibidora do apetite e de quebra possui propriedades anticancerígenas e antimutagênicas.

É muita coisa né? e tem mais... é um mito que ela cause refluxo, gastrite ou hemorroidas, mas é verdade que seu uso deve ser controlado nestes casos pela sua pungência.

Convencido?


Dra Liliane Lemesin

CRM-SP: 80189