Saúde e Amigos

Como a amizade pode interagir com a nossa saúde, diminuindo stress e melhorando a atenção consigo mesmo e a expectativa de vida

Quando pensamos em saúde sempre nos vem à cabeça: beba mais água, coma melhor, pratique atividade física, durma bem, reduza stress. Todas estas coisas são fundamentais para que possamos ganhar qualidade de vida, mas existe uma coisa que está por trás de todas elas e pouco falamos sobre esta coisa, pelo menos como médicos...

AMIZADE!

Pesquisas no mundo todo mostram que pessoas que tem amigos aumentam em cerca de dez anos sua expectativa de vida.

Mas porque isto ocorre?

O que os trabalhos nos mostram é que fazer parte de um grupo de amigos nos dá segurança e conforto para os problemas do dia a dia, além de diminuir consideravelmente o nosso nível de stress e por conseguinte de ansiedade e depressão.

Pessoas que tem amigos tem menos problemas cardíacos, sofrem menos de baixa imunidade, tem uma menor percepção dolorosa e se recuperam muito melhor das doenças que possam atingi-las.

Os trabalhos mostram também que as pessoas que têm amigos têm um auto cuidado maior consigo, o que gera hábitos de vida mais saudáveis e por conseguinte uma saúde melhor.

Ok, mas porque ter amigos faz tão bem a nossa saúde?

Quem está por trás de todos estes benefícios é a química que ocorre no nosso cérebro.

Quando estamos com nossos amigos, nosso cérebro é invadido por substâncias do bem como serotonina, dopamina, ocitocina e beta endorfinas.

Essa enxurrada de substâncias causa sensação de felicidade, satisfação, afeto que nos enchem de positivismo e confiança.

Felicidade, auto confiança e atitudes positivas são o segredo da boa vida!

Então não perca tempo, curta seus amigos!

Não deixe o trabalho e os problemas do dia a dia interferirem nas suas amizades.

Eu não abro mão dos meus amigos e sempre que posso estou com eles.

A foto do post é um bom exemplo disto!


Dra Liliane Lemesin

CRM-SP: 80189